quinta-feira, 3 de julho de 2014

A Modelização Matemática

Por Roger Huanca (UEPB)
Os modelos matemáticos nasceram da necessidade de explicar fenômenos externos a esse campo do saber por meio de métodos e conceitos matemáticos. Sendo assim, a modelização matemática é mais uma plataforma de conhecimentos que permite pegarmos uma situação problema, abstrairmos os seus dados, convertê-los a um modelo matemático buscando um padrão, resolvermos tal problema matematicamente e generalizarmos uma avaliação sobre os dados estudados. É bastante recente o desenvolvimento de estudos no campo da modelização. escrevemos sobre esse ambiente de aprendizagem e suas aplicações no meio educacional: compreensão de conteúdos transdisciplinares, os docentes devem trabalhar com padrões em suas aplicações. Criar modelos matemáticos não é uma tarefa fácil, mas através dos seus resultados pode-se chegar à compreensão de fatos até então implícitos do ponto de vista minucioso do saber. Poder chegar ao entendimento das manifestações decorrentes das mais diversas áreas do conhecimento humano, ser consciente dos seus processos evolutivos, ser capaz de realizar estimativas e discorrer sobre esses fatos, é sem dúvida gratificante e intelectualmente positiva. Nessa ótica a modelização consiste em uma ferramenta necessária ao desenvolvimento de habilidades cognitivas tendo em vista que leva a compreensão dos diversos fenômenos físicos ou naturais, bem como, suas aplicabilidades cotidianas e não cotidianas. A modelização matemática como mecanismo de transformação do objeto de estudo em modelos matemáticos é ferramenta imprescindível para o entendimento das coisas em suas minúcias. A agregação da modelização com a resolução de problemas tornaram-na praticável até mesmo pelos alunos da educação básica ou indivíduos da sociedade com um pouco de conhecimento da matemática elementar e de aplicações das ferramentas matemáticas, sem contar com a rapidez de compartilhamento dos conhecimentos adquiridos por meio dos estudos de fenômenos modelados matematicamente. O uso da resolução de problemas no ensino da matemática requer sapiência e atualização constante por parte do professor, aluno, direção escolar, pais, em fim, toda comunidade escolar, pois só assim, teremos um ensino da matemática condizente com a modernidade dos fatos e com as necessidades dos discentes deste século.  

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